top of page

CONSUMO E ENDIVIDAMENTO

 

CONCEITOS:

O Consumo pode ser definido como:

- O fim e o objetivo de toda produção (Fundação Getúlio Vargas, 1986).

- Utilização de bens e serviços (Fundação Getúlio Vargas, 1986).

- Valor da mercadoria vendida (Fundação Getúlio Vargas, 1986).

- Utilização, aplicação, uso ou gasto de um bem ou serviço por um indivíduo ou empresa. (SANDRONI, 1985)

 

ETIMOLOGIA E BASES HISTÓRICAS DO CONSUMO

“A etimologia da palavra "consumo" vem do latim consumere (esgotar) e é formada por com, mais suemere (apoderar-se, gastar, agarrar). Há outras definições também um pouco assustadoras: gastar ou corroer até a destruição, anular e destruir”. (MERENGUÉ, 2012)

 Em contraste com o termo em inglês Consummation que significa “somar e adicionar”. Sabemos que socialmente primeira definição seja a mais utilizada, apesar do seu teor negativo.

Atualmente, diante de uma sociedade de consumo as vivências perpassam a todo o momento pela necessidade – imposta ou não – de consumir ou precisar consumir algo, assim construindo as relações por meio de aquisições. Todavia, há divergências socioeconômicas e que podem vim adoecer esse individuo quando o mesmo não conseguir manter um padrão de consumo.

 

 

VISÕES SOBRE O TEMA

  • Na Administração e Finanças

Endividamento: Aumento das dívidas de uma empresa ou governo. O endividamento pode ser uma consequência de uma necessidade empresarial ou de um erro na tomada de decisões.  (SANDRONI, 1996)

  • Nas Ciências Sociais

Consumo Conspícuo: Uso exagerado e perdulário de bens e serviços pra simbolizar ou marcar a posição da pessoa como membro de uma classe social, especialmente, as classes mais altas, e mais especialmente a classe ociosa. (SILVA, 1986)

  • Na Contabilidade

Dívida: Fato patrimonial que representa o débito de financiamento ou funcionamento; valor que a empresa tem a pagar a terceiros; valor que representa um crédito obtido por compra ou empréstimo.

  • Na Economia

Sociedade de investimento: Empresa financeira que atua no mercado a longo prazo , por meio do recebimento e aplicação de recursos.

Sociedade de consumo: Situação própria dos países altamente industrializados, caracterizada pela produção e consumo ilimitado de bens duráveis sobretudo artigos supérfluos. 

Consumo conspícuo: É o dispêndio feito com finalidade própria de demonstração de condição social, manifestando-se por meio da compra de artigos de luxo e de quaisquer gastos ostentatórios.

 

  • Na Sociologia

Consumo coletivo: Numerosos bens e serviços que, nas cidades, tendem a ser produzidos e consumidos em nível coletivo. (Dicionário de Sociologia – Guia prático da linguagem sociológica)

Consumo Conspícuo: Prática de comprar e ostentar posses materiais  com vistas a indicar ou realçar o próprio prestígio aos olhos das demais; ocorre em forma ostensiva ou sutil. (Dicionário de Sociologia – Guia prático da linguagem sociológica)

GRUPOS DE PESQUISA E DE APOIO

  • Grupo de Estudos do Consumo

Coordenadoras: Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) e Livia Barbosa (PUC-RIO)

Fundação: 2003

Onde: Universidade Federal Fluminense

Resumo: O Grupo realiza uma reflexão interdisciplinar sobre as sociedades e culturas de consumo contemporâneas, enfatizando abordagens teóricas da Antropologia e da Sociologia. As pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo buscam compreender as práticas cotidianas de consumo, suas lógicas e transformações, levando em consideração as diversas esferas sociais envolvidas.

 

Link: http://estudosdoconsumo.com/

·ReC - Grupo de Estudos em Retórica do Consumo

Resumo: O ReC – Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (UFF/CNPq) – é um grupo multidisciplinar, composto por integrantes de diferentes instituições que desenvolvem uma investigação ampla e fundamentada a respeito da retórica do consumo, tão presente na mídia atual. A partir do diagnóstico das principais características da sociedade de consumo contemporânea, as pesquisas buscam o mapeamento das estratégias semióticas e discursivas que vêm promovendo uma forma de integração sócio-afetiva na atual sociedade, principalmente através da atividade publicitária.

Link: http://www.rec.uff.br/

·GESC³ – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Clotilde Perez Rodrigues

Fundação: 2004

Resumo: Busca refletir a respeito dos fenômenos comunicacionais, midiáticos, mercadológicos e culturais e seus reflexos na sociedade contemporânea, particularmente, nas manifestações do consumo.

Link: http://www2.eca.usp.br/crp/grupos-de-pesquisa-e-publicacoes/gesc%C2%B3/

  • Grupo de Estudos do Consumo no Mundo Contemporrâneo

Coordenadora: Rosângela Leite

Onde: UNIFESP

Resumo: O presente grupo de estudos visa selecionar e problematizar temas relativos a Historia do Consumo na contemporaneidade.

Link: http://estudosdoconsumo.com/

VÍDEOS, FILMES E DOCUMENTÁRIOS

  • Ilha das Flores – 1989

Descrição: Aborda de uma forma bem impactante a relação que os indivíduos tem com o consumo, as desigualdades sociais,  o dinheiro e o lixo.

  • Criança, a alma do negócio – 2008

Descrição: Aponta como a criança tornou-se alvo da publicidade e quais as consequências para o desenvolvimento da mesma. A criança é vista como um meio mais fácil de consumidor, por acharem que é mais fácil convence-la do que um adulto, a partir da criança fazer com que esse adulto consuma mais.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=dXNDOG8PRU&list=PLE2ABADAEF30E4007

  • The True Cost – 2015

Descrição: Aborda as condições de trabalho desumano de trabalhadores de fábricas que produzem tudo aquilo que consumimos, das vestimentas aos produtos mais elaborados. O documentário encontra-se disponível na Netflix.

Link do thailer: https://www.youtube.com/watch?v=DjncKUmpOZk

  • O prazer do consumo – 2002

Descrição: Elaborado em ambientes de consume, como shoppings por exemplo. O vídeo explora diversas características desses lugares objetivando compreender a atmosfera consumista que eles constroem.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=WVb3hKkpCEc

 

REVISTAS

  • Revista Signos do Consumo;

  • Revista Comunicação, Mídia e Consumo;

  • Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo;

  • Revista Eletrônica do Grupo de Estudos do Consumo Consumption;

  • Revista Espaço Ética: Educação, Gestão e Consumo;

  • Revista. Consumo e Saúde

 

 

REFERÊNCIAS:

MERENGUE, Devanir. Rev. bras. psicodrama,  São Paulo ,  v. 20, n. 1, p. 7-8, jun.  2012 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-53932012000100001&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  20 de Jul.  2018.

© 2018  por prof. Jean Marlos - DEPSI UFMA. Criado orgulhosamente com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page